Close

A Importância dos Vegetais e Frutas

Por Alice Bayer Monteiro

Atualmente, com tanto acesso à informação, fala-se muito que para uma dieta saudável é importante o consumo diário de vegetais e frutas.

Mas e por quê?

A primeira informação necessária é que existem tabelas que indicam a quantidade mínima, ideal e máxima de ingestão de todas as vitaminas e minerais que existem. Elas foram construídas com base em estudos científicos. A partir disso são prescritas as dietas, que devem conter quantidades adequadas de todos os micronutrientes.

Sem a ingestão de todos os grupos alimentares é impossível conseguir alcançar as quantidades mínimas de vitaminas e minerais. Com o tempo, o inadequado aporte pode causar deficiências nutricionais que geram sintomas desagradáveis. Por isso é importantíssimo o consumo de vegetais e frutas.

O Guia da Pirâmide Alimentar recomenda as porções de vegetais conforme a densidade energética da dieta. O mínimo são três porções de vegetais e duas de frutas por dia.

Uma dieta rica em vegetais, legumes, frutas e fibras pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alterações de colesterol e triglicerídeos, proteger contra câncer, obesidade, diabetes tipo 2, depressão, Parkinson, Alzheimer, ajuda o sistema imunológico, retarda o envelhecimento. Esses alimentos são importantes fontes de muitos nutrientes, incluindo potássio, vitaminas A, C e complexo B (ácido fólico).

POTÁSSIO: ajuda a manter a pressão arterial saudável e pode reduzir o risco de desenvolver pedras nos rins e diminuir o enfraquecimento ósseo. Suas fontes são batata doce e branca, feijão, lentilha, produtos de tomate (pasta, molho e suco), folhas de beterraba, abacate, suco de laranja e uva, pera, banana, mamão, soja, espinafre, couve.

FIBRAS: ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e diminuir o risco de doença cardíaca e diabetes, além de ser importante para o bom funcionamento do intestino e promover sensação de saciedade.

VITAMINA A: mantém os olhos e pele saudáveis e ajuda a proteger contra infecções. Boas opções são moranga, cenoura, manga, espinafre, mamão, couve.

ÁCIDO FÓLICO: mais encontrados nos cogumelos, vegetais verdes escuros, feijão, lentilha, abacate, beterraba, cenoura e abóbora, ajuda os glóbulos vermelhos do corpo. Mulheres em idade fértil devem consumir ácido fólico suficiente, isto reduz o risco de má formação fetal. Dietas pobres em ácido fólico podem induzir a anemia e depressão.

VITAMINA C: ajuda na cicatrização e mantém dentes e gengivas saudáveis. Ajuda na absorção de ferro. Fontes: laranja, bergamota, limão, acerola, pimentão, brócolis, suco de tomate, morango, goiaba.

Pele, unhas e cabelo necessitam de vitaminas e minerais para que fiquem fortes e saudáveis. Pessoas que apresentam estresse, ansiedade e excesso de vontade de comer doces podem apresentar deficiências nutricionais.

Por fim, essas são apenas algumas razões para o consumo desses alimentos tão importantes. Ajude seu corpo a trabalhar bem. Consuma no mínimo cinco porções de vegetais e frutas diariamente, para uma vida saudável e prevenção de doenças.