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Procrastinação... depois eu faço

Por Milene Petry

Existem pessoas que quando precisam cumprir algum prazo de trabalho ou escolar tendem a deixar toda a atividade para as vésperas da entrega! Geralmente se distraem com atividades de lazer ou pouco importantes para o momento. Isso se chama PROCRASTINAÇÃO, que pode ser definida como tomar a decisão de não fazer algo mesmo se sabendo que a longo prazo isso será pior.

Essa mania de deixar tudo para a última hora, é um problema bastante comum, que pode comprometer a educação e ocasionar no abandono escolar /acadêmico além de ocasionar ansiedade e depressão. E o contraditório nisso é que a procrastinação é acionada para aliviar a ansiedade inicial .

A procrastinação é mais comum nos adultos jovens, mais impulsivos e perfeccionsitas e que temem o fracasso e o julgamento dos outros. Portanto, o comportamento de deixar as atividades para depois não tem a ver com a falta de tempo, mas com a dificuldade em lidar com emoções negativas.

O Psicólogo canadense Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, que estuda o assunto há mais de 20 anos, dá algumas dicas de como reduzir a procrastinação:

1) Pratique técnicas de “mindfulness” e meditação para controlar os pensamentos negativos
“Usando técnicas de mindfulness, consciência plena (ou atenção plena), podemos perceber que não queremos fazer algo sem julgar esse sentimento. Isso nos ajuda a perceber que a tarefa deve ser realizada e começá-la, depois, quando avançamos na tarefa, nos sentimos melhor e isso faz com que seja mais fácil continuar”.

2) Divida tarefa em passos claros e controláveis
Uma das razões de adiarmos o que devemos fazer é que as metas a que nos propomos são em geral grandes e vagas – o que as faz intimadoras e desagradáveis. Assim, em vez de se propor a “entrar em forma” ou “escrever um romance”, tente metas como “colocar o traje de exercícios” ou “decidir o nome do personagem principal”.

3) Não se castigue por procrastinar
As pessoas que se perdoam por procrastinar tendem a não repeti-lo em sua próxima tarefa.

4) Apoie-se em bons hábitos que você já tem
Pychyl dá um exemplo corriqueiro: ele finalmente conseguiu obedecer a recomendação de seu dentista de usar fio dental ao combinar a tarefa com o hábito de escovar os dentes. Ele se comprometeu a primeiro passar o fio dental todas as vezes que ia escovar os dentes. Em pouco tempo passou a fazer a tarefa sem pensar sobre ela.

5) Pense no ‘eu futuro’
Em uma experiência, um grupo de pessoas foi apresentado a retratos delas mesmas envelhecidas eletronicamente. Muitos passaram a reservar mais dinheiro para a aposentadoria, pois passaram a sentir um laço mais forte com seu “eu futuro”.

6) Entenda a importância do que deve ser feito
Pychyl diz que a procrastinação frequentemente reflete um problema existencial mais profundo de falta de identidade ou direção na vida. Procrastinamos quando a tarefa parece tediosa ou menos significativa. Assim, é preciso não esquecer a razão porque se está realizando a tarefa e como ela se encaixa em suas ambições. É simples como lembrar que fazer um trabalho ajudará a conseguir um diploma, que é indispensável para o sonho de ser doutor.