Close

A Baleia Rosa em tempos de Baleia Azul

Por Renata K. de Souza Erdos

Uma dupla de publicitários de São Paulo criou o jogo da Baleia Rosa – www.baleiarosa.com.br  – em contraponto ao jogo da Baleia Azul que, supostamente, envolve uma série de tarefas que os jogadores, em sua maioria adolescentes, devem completar. Estes desafios vão desde automutilação até a última tarefa que é o suicídio.

No jogo da Baleia Rosa os jovens são estimulados a promover desafios de valorização da vida que cria uma corrente do bem entre os internautas. É preciso cumprir determinadas tarefas, como elogiar-se, fazer carinho em alguém, se olhar no espelho e agradecer por tudo o que tem, entre outras atividades, que devem ser, de alguma forma, registradas nas redes sociais.

A adolescência é uma fase de transição que merece especial atenção. É fundamental que pais e cuidadores atentem para quaisquer mudanças de comportamentos nesses jovens: isolacionismo, não mais praticar atividades que costumavam praticar, permanecer mais tempo do que o habitual na internet e não demonstrar prazer por tarefas que costumavam satisfazer, são alguns dos sinalizadores de que algo está acontecendo.

Para nadar contra esta maré azul é necessário divulgar a Baleia Rosa para que os adolescentes possam perceber que existe ajuda e pessoas dispostas a oferecê-la.

@eusoubaleiarosa #baleiarosa