Estratégias nutricionais para gordura localizada

Por

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Atualmente a preocupação com a estética tem crescido muito, e fatores como a gordura localizada normalmente incomodam muito as mulheres. Por mais que o peso já esteja bom às vezes tem aquela gordurinha em algum lugar que incomoda. A estratégia mais eficaz é reduzir mais o percentual de gordura corporal, isso faz com que essa gordura em excesso seja eliminada. Para isso é preciso dieta e exercícios físicos regulares.

Existem estratégias nutricionais para auxiliar e acelerar esse processo. Alguns alimentos termogênicos e nutrientes importantes otimizam os resultados.

Os termogênicos mais importantes são chá verde, chá de hibiscus, chá de oliveira, gengibre, pimenta vermelha e canela. Os mais poderosos para redução de circunferência da cintura são os chás de oliveira, alecrim e centella asiática.

Uma dieta com índice glicêmico baixo é fundamental para não armazenar gordura na barriga. Para isso devem-se evitar doces, carboidratos simples (pão branco, massa, arroz branco), refrigerantes e qualquer bebida adoçada. Preferir frutas, vegetais, carnes magras e cereais somente integrais.

Os nutrientes importantes para o controle de gordura localizada e que devem estar em quantidades adequadas na dieta são:

MAGNÉSIO: ativa enzimas essenciais facilitando o armazenamento da gordura no fígado, para que depois seja utilizada. Fontes: castanha de caju, queijo tofu, leite de soja, cebola, peito de frango, gérmen de trigo, espinafre;

CROMO: ajuda na digestão dos carboidratos e gordura, evitando estoques no abdômen. Fontes: aveia, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, queijo branco;

ZINCO: ajuda no equilíbrio da glicemia (açúcar no sangue), é antioxidante, ajudando o organismo a se proteger de inflamações. Fontes: pão de centeio, nozes, pistache, amêndoas;

CÁLCIO: ajuda na quebra de gordura e no gasto energético adequado em dietas de restrição calórica. Fontes: leite e derivados, extrato de soja suplementado com cálcio, vegetais verdes escuros, aveia, chia, sardinha, feijão, amêndoa, orégano, gergelim;

Para eliminar a gordura localizada é preciso uma dieta inteiramente balanceada, com adequação de nutrientes importantes para esse objetivo. É fundamental priorizar os carboidratos integrais, evitar doces e realizar exercícios físicos aeróbicos.

Um ótimo recurso nutricional é consumir um mix de oleaginosas diariamente, como 1 castanha do Brasil, 1 noz e 2 amêndoas e acrescentar de 1 a 2 colheres de sopa de gergelim nas frutas ou vegetais.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter