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Mindfulness – Atenção Plena

Por Renata K. de Souza Erdos

Atenção plena é estar atento ou trazer o foco para o momento presente, de maneira intencional e sem julgar a experiência. Quando estamos assim, conectados, vivemos de maneira autêntica cada momento e descobrimos a sensação de tranquilidade. Esta “simples” atitude é eficiente para aliviar o estresse do dia a dia e a prática frequente pode mudar não só a bioquímica do corpo, como também o cérebro em termos estruturais.

Os benefícios da atenção plena:

  • aumenta a sensação de calma e relaxamento;

  • reduz o risco de estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, dependência química e baixa imunidade;

  • melhora os níveis de energia;

  • ajuda a aumentar a compaixão por nós mesmos e pelos outros.

Qualquer prática que você fizer diariamente pode ser sua ação de atenção plena. Realize tarefas simples, rotineiras, sem estar no “piloto automático”, como se as tivesse realizando pela primeira vez, conectando-se com as sensações e explorando os detalhes da tarefa na qual está concentrado.

Você pode experimentar:

  • escovar os dentes com atenção

  • comer e beber com atenção

  • vestir-se com atenção

  • escutar e falar com atenção

  • dirigir com atenção.

Uma dica do que você também pode fazer, de maneira rápida e simples, é anotar o “GAS” do dia. O exercício deve ser feito antes de dormir para que ajude a limpar a mente dos pensamentos negativos que rondam a noite e a relaxar: basta registrar o que você gostou de fazer, o que tem a agradecer e o que lhe trouxe satisfação. Podem ser coisas simples, como um email que respondeu ou um telefonema que foi dado – uma pequena ação é suficiente.

Pratique. Desacelere!